Cimeira da NATO ‘fecha’ fronteiras portuguesas

Portugal irá voltar a ‘fechar’ as suas fronteiras entre 16 e 20 de Novembro por causa da cimeira da NATO que se realiza em Lisboa.

a proposta foi aprovada hoje em conselho de ministros e prevê que seja «reposto o controlo documental em todas as fronteiras portuguesas», o que acontecerá três dias antes do início da cimeira, que se realiza a 19 e 20 de novembro.

um dos objectivos da medida é controlar a entrada em portugal dos manifestantes anti-globalização, habituais neste tipo de encontros internacionais. recorde-se que em lisboa estarão barack obama e vladimir putin, tal como a maioria dos líderes políticos europeus.

o ministério da administração interna – que fez a proposta – explica que a adopção desta medida está prevista no código de fronteiras schengen e destina-se «a garantir a segurança interna e a manutenção da ordem pública durante a realização da cimeira».

entretanto, já foi também assinado o despacho que determina os locais por onde, no período em causa, é possível entrar no país por via terrestre. estes locais são:

a) valença – viana do castelo, saída da ponte tuy – valença – ligação ip1 – a3, em valença e estação ferroviária de valença;

b) vila verde da raia – chaves, saída da a52 ligação com a a24 km 0, junto à rotunda;

c) quintanilha – bragança, saída da ponte internacional ip4 / e82, nó de saída para quintanilha ou junto das instalações do ccpa na n218-1 quintanilha;

d) vilar formoso – guarda junto da linha de fronteira, largo da fronteira, junto ao ccpa, nac. 16/e80 ligação 620 fuentes õnoro espanha, incluindo a fronteira velha, nac. 332 km 62.7, a estação cp vilar formoso e o acesso pelo parque tir, via camiões estrada nacional 16, vilar formoso;

e) termas de monfortinho – castelo branco entroncamento da estrada nacional n239 com a n240 em termas de monfortinho;

f) marvão – portalegre linha fronteira, marvão n-521 ligação de valência de alcântara à ic13 marvão e estação ferroviária beirã/marvão, situada em beirã;

g) caia – elvas saída da auto-estrada a6 km 158 ligação caya – elvas, junto ao posto de turismo, elvas;

h) vila verde de ficalho – beja junto da linha de fronteira ligação a495 rosal de la frontera ao ip8 serpa;

i) vila real de santo antónio – faro praça da fronteira, km 131 da a22 – ponte internacional do guadiana – castro marim incluindo o cais fluvial de vila real de santo antónio.

sol