Chuva forte deixa quatro distritos sob aviso laranja

Os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, de granizo, e acompanhados de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os quatros distritos mais a sul de Portugal continental encontram-se sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, até às 12h00 de hoje.

Os restantes 14 distritos estão sob aviso amarelo até ao final do dia igualmente devido a aguaceiros por vezes fortes, de granizo, acompanhados de trovoada.

Para Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu o IPMA prevê aguaceiros fortes, com possibilidade de queda de granizo e trovoada.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco elevado a moderado, enquanto o amarelo representa risco para determinadas actividades dependentes do estado do tempo.

Para hoje o IPMA prevê céu muito nublado, com aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, e que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Prevê-se também uma pequena descida da temperatura máxima na região Norte.

Quanto às temperaturas, as máximas vão rondar os 18 graus celsius em Lisboa, enquanto no Porto e Faro chegam aos 17. Leiria será a cidade mais quente hoje com máximas esperadas de 19 graus.

Na ilha da Madeira, as temperaturas variam entre os 14 e os 18 de máxima no Funchal, sendo esperados períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas da ilha da Madeira.

Nos Açores, o IPMA prevê para as ilhas do grupo ocidental e central períodos de céu muito nublado com boas abertas, enquanto no grupo oriental está ainda prevista a possibilidade de aguaceiros fracos durante a madrugada.

As temperaturas variam entre os 12 de mínima em Ponta Delgada (16 de máxima) e os 13 de mínima em Santa Cruz das Flores, Horta e Angra do Heroísmo, cujas máximas vão ronda os 18.

Lusa/SOL