TV5Monde alvo de ataque informático e só consegue transmitir programas gravados

A televisão francesa TV5Monde, alvo de um ataque informático na quarta-feira, reivindicado pelo grupo designado Estado Islâmico, só conseguiu transmitir esta manhã programas gravados.

TV5Monde alvo de ataque informático e só consegue transmitir programas gravados

"À hora a que estamos a falar, conseguimos restaurar um único sinal do conjunto dos nossos canais, mas apenas conseguimos transmitir programas pré-gravados", declarou o director-geral da TV5Monde, Yves Bigot.

"Não fomos capazes ainda de restabelecer a difusão, nem a produção dos nossos noticiários", disse o mesmo responsável à rádio RTL.

O ataque informático ocorreu por volta das 22h00 (21h00 em Lisboa) e todas as emissões do TV5Monde foram interrompidas durante três horas, num ataque em que os piratas tomaram também o controlo das páginas na Internet e nas redes sociais Facebook e Twitter.

"Mesmo se conseguirmos restabelecer durante a manhã as nossas emissões — assim esperamos –, os danos infligidos ao conjunto dos nossos sistemas de produção e difusão são significativos", frisou o mesmo responsável.

Os piratas, que exibiram reivindicações do ataque nas redes sociais do canal, publicaram também documentos na página da TV5Monde no Facebook, alegando tratar-se de dados pessoais de familiares de soldados que participam nas operações contra o grupo.

"Soldados da França, fiquem longe do estado islâmico! Vocês têm a oportunidade de salvar as vossas famílias, aproveitem" — dizia uma mensagem publicada no Facebook.

O TV5 Monde, com sede em Paris e criado em 1984, chega a mais de 257 milhões de casas em mais de 200 países, pelo que figura como a segunda maior rede televisiva, a seguir à norte-americana MTV.   

Lusa/SOL