Madeira investe 315 mil euros na ‘Festa da Flor’

A Madeira vai investir 315 mil euros na edição de 2015 da ‘Festa da Flor’ que acontece entre os dias 16 e 22 de Abril.

O investimento representa mais 7 mil euros do que em 2014 e conta, este ano, com um contributo de 9 mil euros de agentes privados.

O investimento do Governo Regional, através da Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, é justificado com o efeito multiplicador na economia local.

Estima-se que por conta desta Festa, a ocupação hoteleira ronde os 94% -ligeiramente acima dos 92% de 2014- e represente um encaixe financeiro a rondar os 13 milhões de euros na hotelaria regional.

Estarão directamente envolvidos nos eventos da Festa mais de 3 mil pessoas.

A ‘Festa da Flor’ é um importante cartaz turístico da Madeira estimando-se que, só por conta dela, a ilha da Madeira receba entre 25 a 30 mil turistas.

A ‘Festa da Flor’ representa sempre uma boa taxa de ocupação, maior até do que a que se verifica no Carnaval e só ultrapassada pelo cartaz do fogo-de-artifício, no Fim do Ano.

O programa da Festa foi apresentado ontem pela secretária regional, Conceição Estudante que deverá deixar o Governo no próximo dia 20 de Abril.

Na manhã de sábado, dia 18 de Abril, tem lugar o Cortejo Infantil, no qual centenas de crianças desfilam até à Praça do Município para depositar a sua flor no “Muro da Esperança”.

Na tarde do dia seguinte, domingo, 19 de Abril, acontece o Cortejo Alegórico da Flor que se realiza desde 1979.

Paralelamente há uma Exposição da Flor, no Largo da Restauração, e a baixa do Funchal oferece concertos musicais e espectáculos de variedades.

Há ainda o mercado das flores, iniciativa integrada no evento a partir de 2007, e os tapetes e decorações florais na Avenida Arriaga.

As origens da ‘Festa da Flor’ remontam ao “Baile da Rosa”, festa organizada pela primeira vez em 1955 pelo Ateneu Comercial do Funchal. Essa festa caracterizava-se por um baile que marcava o início da primavera e incluía uma exposição-concurso de flores.

Mas foi só a partir de 1979 que se passou a realizar a ‘Festa da Flor’, forma encontrada para potenciar o valor da flor como factor de dinamização turística.