Restauração: Facturação sobe após cinco anos a descer

O sector da restauração recuperou em 2014 de um ciclo de cinco anos de perda no volume de negócios. No ano passado, os restaurantes em Portugal facturaram 3,6 mil milhões de euros, mais 1,1% do que em 2013. Nesse ano, tinha-se verificado uma quebra de 6,3% (face a 2012), segundo dados divulgados hoje num estudo…

“Entre 2008 e 2013 o sector da restauração perdeu 32% do seu valor devido ao forte corte da despesa das famílias e das empresas portuguesas e à intensa concorrência em preços existente no sector”, segundo o comunicado da empresa.

Referindo que esta actividade apresenta “um alto grau de fragmentação, predominando os operadores independentes e de pequena dimensão”, a análise indica que em 2013 operavam 28.294 empresas gestoras de estabelecimentos de restauração, em território nacional. Este número revela uma redução de 3.000 empresas face a 2008.

“Os cinco principais operadores do sector detêm uma quota de mercado conjunta inferior a 10%”, segundo o estudo da Informa D&B.

Para este ano, as previsões apontam um aumento de 2,8% na facturação, para 3,7 mil milhões de euros.

Estes indicadores surgem um dia depois de a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), ter divulgado que “só em 2014 encerraram mais de 4.013 empresas de restauração e bebidas”, citando dados públicos do Observatório Racius.

Num comunicado enviado ontem – que não revela, contudo, quantas empresas foram criadas no ano passado – a associação cita também um relatório da Comissão Europeia que concluiu que “60% das empresas de restauração e hotelaria estão em alto risco de falência” em Portugal.

E, voltando à carga quanto à reposição do IVA do sector nos 13%, sublinha que, de acordo com o INE, se perderam mais de 26 mil postos de trabalho no quarto trimestre de 2014.

Fast food ‘puxa’ pela restauração em Portugal

ana.serafim@sol.pt