Em Hong Kong fotógrafo australiano retratou pessoas que vivem em jaulas

Na cidade de Hong Kong, espremidos entre arranha-céus de milhões de euros, há prédios onde as pessoas vivem, literalmente, em gaiolas. O trabalho do fotógrafo Brian Cassey foi entrar nesse mundo sombrio e desesperado para fotografar uma realidade que todos preferem esconder.

em 2009, o australiano cassey tinha descoberto que, numa das cidades mais ricas a nível global – onde existem mais lojas da louis vitton do que em paris – há um submundo de pessoas que se resignava a viver em espaços minúsculos, pouco mais do que jaulas. determinado a encontrá-las viajou para hong kong, onde descobriu uma tarefa bem mais difícil do que estava à espera.

brian cassey explica: «o ‘povo das gaiolas’ vive escondido numa cidade densa, cheia de arranha-céus». os prédios onde vivem são parecidos com muitos outros, mas escondem uma realidade mais degradante, lá dentro o espaço é aproveitado ao milímetro e as pessoas empilhadas em «casas-jaula bem escondidas atrás de várias portas aparafusadas».

acima das lojas caras, dos casinos de uma cidade que, em 2010, teve um crescimento real anual de 6,8%, vivem pessoas para quem morar numa jaula está apenas um degrau acima de viver na rua.

de acordo com o australiano, que dispôs de apenas dois dias para fotografar aquele negro segredo, respira-se «um desespero controlado» mas, apesar do clima «extremamente depressivo», aquelas pessoas «são extremamente dignas».

veja aqui as imagens de brian cassey sobre o ‘povo das gaiolas’

catarina.palma@sol.pt