Os jovens andam tristes

Um estudo realizado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (UC) mostra que uma percentagem significativa de adolescentes está em risco de desenvolver depressão (19%) ou já apresenta sintomas (8%). A pesquisa envolveu uma amostra comunitária de adolescentes que frequentam o 9.º ano de escolaridade, com uma idade média…

Estes factores deixam, evidentemente, os adolescentes mais vulneráveis à depressão, mas não foram os únicos a serem estudados pelos investigadores. O papel dos pais também é central, defendem as equipas que levaram a cabo a investigação, principalmente a existência de sintomatologia depressiva nas mães ou de conflitos e menos suporte da parte dos progenitores. 

A equipa de Coimbra integrou um grupo internacional, formado ainda pela Universidade de Emory (EUA), pelo Instituto Max Planck (Alemanha) e pela Universidade da Islândia. Uma amostra de adolescentes em risco foi ainda estudada tendo em conta a eficácia de um Programa de Prevenção da Depressão para Adolescentes, uma plataforma internacional criada para o efeito. Quando os pais participam no programa, nota Ana Paula Matos, investigadora da UC, “os valores de sintomatologia depressiva dos filhos descem significativamente após a intervenção, sendo estes jovens os que também apresentam os valores médios mais baixos de sintomatologia depressiva após 6 meses de seguimento”. 

ricardo.nabais@sol.pt