O casamento que se transformou em funeral

O corpo de Stephanie Scott, a noiva australiana que desapareceu no domingo e que deveria casar amanhã, já foi encontrado. A polícia de Nova Gales do Sul encontrou um cadáver num parque nacional a norte de Griffith, cidade vizinha de Leeton, onde a jovem de 26 anos foi dada como desaparecida.

O cadáver foi encontrado pela polícia esta sexta-feira depois de ter sido recuperado também um computador portátil, que se pensa pertencer à professora de Leeton, num canal próximo da cidade onde Stephanie residia e trabalhava. A polícia australiana encerrou o local para fazer as perícias forenses, informam os media australianos e internacionais, mas tudo indica que o corpo será mesmo da jovem que deveria estar esta sexta-feira a receber convidados e a fazer os preparativos para o seu casamento.

O suspeito do crime, que já foi acusado pelo Ministério Público da região situada a cerca de 550 km de Sydney, é um empregado de limpeza de 24 anos. O jovem trabalhava na Escola Secundária de Leeton, onde Stephanie Scott esteve a trabalhar no domingo de Páscoa e de onde mandou um mail por volta das 13h, o último registo em vida, de preparativos para o seu casamento.

Vincent Stanford, o alegado homicida, foi visto por uma pessoa a largar um objecto semelhante a um computador num canal. Este dado, e a descoberta dos mergulhadores de Sydney presentes no local, surgiu depois de a polícia ter pedido todas as informações possíveis sobre uma carrinha pick-up branca, de marca Toyota, o veículo de Stanford.

Na quarta-feira, família e amigos de Stephanie fizeram um apelo a que todas as pessoas da região, que tivessem disponibilidade, para se juntarem nas buscas à jovem de 26 anos. Na quinta-feira foi encontrado o carro da professora, abandonado a 8,5 km de Leeton, e mais tarde nesse dia o empregado de limpeza acabou por ser detido e acusado.

Esta sexta-feira de manhã foi encontrado o computador num canal, e mais tarde o corpo que se pensa ser de Stephanie. A jovem professora de Inglês e de Teatro, entretanto lembrada por centenas de pessoas à entrada da escola, incluindo os seus alunos – com flores, mensagens, fitas e balões –, deveria casar este sábado com o seu namorado de há cinco anos,  Aaron Leeson-Woolley. O dia mais feliz da sua vida acabou por transformar-se numa semana trágica para familiares e amigos.

emanuel.costa@sol.pt