Piano com sotaque espanhol

Arranca hoje uma residência artística do pianista espanhol Joaquín Achúcarro no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa. Nesta sexta-feira o músico basco interpreta o Concerto n.º 4 de Beethoven, em conjunto com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pela maestrina Joana Carneiro. A OSP tem ainda a seu cargo a Egmont overture do mesmo compositor…

O ciclo prossegue no domingo com os mesmos protagonistas, mas desta feita o prestigiado pianista pega no Concerto para piano de Grieg, e a OSP vai tocar Les Préludes de Liszt e Finlândia de Sibelius. No dia 17 ouve-se o Concerto para piano para mão esquerda de Ravel, Músicas de cena para Calígula de Fauré, e a suite de O Pássaro de Fogo de Stravinsky.

Por fim, no dia 19, além da Sinfonia n.º 7 de Beethoven e de Variações sobre um tema de Paganini de Rachmaninov, estreia de Vita Brevis, para coro feminino e orquestra, do compositor português Eurico Carrapatoso.

Outro pianista espanhol em destaque neste fim-de-semana é Iván Martín, que vai tocar neste sábado à noite em Sines. O concerto, na Igreja Matriz de São Salvador, está integrado no Festival Terras Sem Sombra. O pianista vai interpretar obras do português Carlos Seixas e do espanhol Antonio Soler, dois expoentes da música ibérica do século XVIII.