Menina de 12 anos ‘devolvida’ pelos pais adoptivos

Um casal devolveu uma menina de 12 anos, que tinha adoptado, à instituição por esta ser impossível de aturar. É a segunda vez que a menor é ‘rejeitada’.

Segundo o Correio da Manhã, o Tribunal de Vila Real ordenou que fosse feita uma perícia à família, para saber se têm condições de ficar com um menino de oito anos, também adoptado e irmão da criança devolvida.

Os menores, naturais de Valpaços, foram retirados aos pais biológicos – ambos toxicodependentes – e institucionalizados, quando tinham cinco e um ano. Ainda houve uma primeira tentativa de adopção, mas as crianças foram devolvidas.

Nesta segunda adopção, só a menina de 12 anos regressou à instituição. Os pais argumentaram que não queriam ficar com a menor, uma vez que a “difícil idade em que se encontrava tornava impossível a convivência”, pode ler-se no CM.

O Tribunal de Menores, por sua vez, refere que se trata de uma menina dócil e quer saber se o mesmo pode acontecer ao irmão.

No ano passado, foram adoptadas 290 crianças, menos 110 do que em 2011. Entre 2010 e 2014, foram devolvidas 53 crianças.