Estado vai comparticipar vacina Prevenar a famílias mais carenciadas

O Estado vai comparticipar a vacina Prevenar, contra a pneumonia, meningite e septicemia, disponibilizando uma verba de seis milhões de euros até fim do ano para apoiar famílias mais necessitadas, segundo fonte oficial.

A vacina Prevenar está indicada para a imunização de bebés e crianças contra a doença invasiva causada pela bactéria 'streptococus pneumoniae' – que pode provocar meningite, pneumonia ou septicemia — e actualmente custa cerca de 180 euros às famílias e não tem comparticipação.

Segundo fonte oficial do Ministério da Saúde, até ao fim deste ano está disponível uma verba de seis milhões de euros para comparticipação da Prevenar.

O modelo de comparticipação será anunciado até ao fim deste mês pelo Ministério e deverá contemplar famílias mais desfavorecidas.

A Direcção-geral da Saúde tem estado a estudar a comparticipação ou inclusão no Plano Nacional de Vacinação da Prevenar, que está disponível em Portugal desde 2001 mediante receita médica e com o pagamento integral pelas famílias.

Lusa/SOL