5 dicas para evitar conflitos no seu relacionamento

As discussões entre casais são muito difíceis de evitar, mas não é impossível consegui-lo. Há vários truques simples que pode utilizar antes de começar uma discussão com o seu parceiro.

A investigadora Amie M. Gordon analisou vários estudos e compilou cinco dicas que deve recordar quando começa a ficar irritada com o seu companheiro. Vai ver que vai dar pela diferença:

1. Não faça julgamentos imediatos: Sim, as primeiras impressões contam, mas isso não quer dizer que estejam sempre certas. Quando se discute com o parceiro, nem sempre aquilo que achamos que ele fez, ou disse, está correcto. Quando se aperceber que as suas opiniões são diferentes das dele, respire antes de começar uma discussão e não o julgue antes de conhecer todos os factos. É das melhores maneiras de evitar uma discussão.

2. Analise as informações objectivamente: A maioria das pessoas tende a olhar para os factos de maneira a que eles confirmem as suas crenças ou receios. Se o seu companheiro cancelar o jantar que tinham combinado, não pense logo em todas as outras vezes que ele cancelou combinações consigo. Porque não recorda, antes, todas as vezes que ele desmarcou os planos, porque teve de ficar a trabalhar ou por motivos que fogem ao seu controlo?

3. Ponha-se no lugar do seu parceiro: Antes de começar a discutir, ponha-se no lugar do seu companheiro. Isto é, pense nas razões que o poderiam levar, a si, a chegar tarde a um jantar. Ou nos motivos pelos quais não quer ir jantar com os amigos do seu parceiro. Não se esqueça, porém, de ter em contas as vivências da pessoa que está ao seu lado. Talvez já tenha sido “maltratado” pelos amigos de um ex-companheiro, ou seja difícil para ele ter muitas combinações enquanto está a trabalhar num projecto novo.

4. Esqueça quem tem ou não razão: Se é daquelas pessoas que, numa discussão, está sempre a tentar mostrar que a razão está do seu lado, talvez esteja na hora de mudar de atitude. Sente-se e converse com o seu parceiro. Tentem perceber qual a origem da discussão para resolverem os problemas.

5. Tenha em conta aquilo que o seu companheiro pensa: Não se concentre só nos seus pontos de vista. Tenha também atenção àquilo que o seu parceiro pensa e sente. Em vez de lhe tentar explicar o quão importante é para si que ele esteja presente no jantar com os seus amigos, pergunte-lhe porque não quer ir.