Inflação sobe, taxas de juro podem seguir-se

O INE divulgou hoje a taxa de inflação em Março: comparando com o mesmo mês do ano passado, os preços em Portugal subiram 0,3%.

Importante é que, de Fevereiro para Março, a taxa de inflação passou de negativa para positiva. Em Fevereiro deste ano, e comparando com o mesmo mês do ano passado, a taxa de inflação estava em -0,2%.

Os factores que ditaram a inflação negativa, como a queda dos preços dos combustíveis, não se vão manter para sempre. Mas, mesmo retirando os elementos mais voláteis, a inflação está a subir.

 Um indicador importante, que é a inflação sem produtos alimentares não transformados e sem combustíveis (que são categorias de bens que oscilam muito, podendo por isso influenciar aleatoriamente o resultado final), subiu de 0,3% em Fevereiro para 0,6% em Março.

É uma inflação positiva e que está em alta, o que a estes níveis é bom, mas que ainda não está no patamar que o Banco Central Europeu quer: inflação “perto mas abaixo de 2%”.

Por fim, embora não se possam tirar conclusões só com os números de um mês, é de notar que, se a inflação continuar a subir, as taxas de juro negativas terão os dias contados. Para mim, isso é apenas uma questão de tempo.