Projectos portugueses de arquitectura premiados nos EUA

Quatro projectos portugueses de arquitectura foram distinguidos pela plataforma norte-americana ‘online’ Architizer A+, nas áreas da reabilitação, residêncial, instalações de educação e espaços comerciais, foi hoje anunciado.

Projectos portugueses de arquitectura premiados nos EUA

Os prémios são promovidos a nível mundial pelo sítio na internet de divulgação de arquitectura Architizer A+, e os vencedores são escolhidos pelo público e por um júri composto por nomes conceituados da área da arquitectura e do design, como Sou Fujimoto e Rem Koolhaas.

O ateliê de arquitectura Tiago do Vale, em Braga, conquistou um primeiro prémio na categoria de reabilitação da Architizer A+ com o projecto Chalé das Três Esquinas.

O Chalé das Três Esquinas, um edifício oitocentista que foi alvo de um projecto de reabilitação desenhado pelo ateliê bracarense Tiago do Vale Arquitectos.

O mesmo projecto foi premiado no ano passado no concurso internacional ArchDaily, também na categoria de restauro.

Na categoria residencial foi distinguido o projecto de Rui Vieira Oliveira + Vasco Manuel Fernandes, pela Casa Taíde, em Póvoa de Lanhoso. 

Na subcategoria de instalações educativas foi distinguido o projecto de Pedro Reis com a Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço. E, na categoria de espaços comerciais, foi escolhido o projecto de Jorge Mealha com o Parque Tecnológico de Óbidos.

Houve seis finalistas portugueses apurados entre os 250 seleccionados para a fase final desta terceira edição da competição, organizada em oito grandes categorias, divididas por várias subsecções, abrangendo 90 áreas.

Sou Fujimoto, Steven Holl, Rem Koolhaas e Bjarke Ingels fizeram parte do júri da edição deste ano da Architizer A+.

A votação pelo público decorreu desde o passado dia 17 de Março. 

Os vencedores vão receber os prémios numa cerimónia que decorrerá em Nova Iorque, a 14 de Maio.

Os vencedores terão ainda os seus projectos reunidos em livro pela editora britânica de artes e design Phaidon. 

Lusa/SOL