Rali de Portugal vai realizar-se mesmo sem verbas europeias

O presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, disse hoje que o Rali de Portugal vai realizar-se mesmo que as verbas europeias de ‘overbooking’ a que a prova se candidatou sejam rejeitadas.

Rali de Portugal vai realizar-se mesmo sem verbas europeias

Na semana passada, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, explicou que aquela entidade regional "tem uma candidatura aberta no 'overbooking'" no valor de um milhão de euros a aguardar a aprovação pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Em declarações aos jornalistas à saída de uma reunião com o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, Carlos Barbosa disse que a prova, marcada para o final do próximo mês, não está dependente das verbas por estar convencido de que vão ser aprovadas.

"Há rali, claro que vai haver rali, o que é um prejuízo enorme para o clube, como é evidente", afirmou Carlos Barbosa, acrescentando esperar que a resposta da CCDR-N chegue esta semana: "Não me passa pela cabeça que não seja aprovado".

O presidente do ACP realçou que "a parte da segurança está completamente pronta e reforçada" e que, em alguns troços, foi duplicado o número de efectivos da Guarda Nacional Republicana.

"Estamos à espera da aprovação e vamos fazer o melhor rali do mundo conforme prometi na semana passada porque temos as melhores especiais do mundo, [e] temos de ter muito cuidado com o público. O público tem que ter um grande respeito por este rali porque podemos correr o risco de poder perder o rali", disse Carlos Barbosa.

O dirigente do ACP afirmou que o que se pretende é que "o público se porte bem" para que não haja "qualquer espécie de problema".

Na semana passada, o presidente do Turismo do Porto e Norte destacou que os "13 municípios envolvidos e a Turismo do Porto e Norte estão a fazer um esforço ímpar em termos de financiamento junto com entidades privadas para trazer de novo a 'afición' do Rali de Portugal ao Norte".

Em Julho de 2014, o Ministério da Economia anunciou que o Turismo de Portugal não iria apoiar financeiramente a edição de 2015 do Rali de Portugal nem a prova de WTCC, a realizar-se no Porto, e justificou que tal decisão se devia a uma nova estratégia de promoção do país, focada na "captação de rotas aéreas e de parcerias com operadores turísticos e na adaptação da promoção externa ao 'marketing' digital".

Em Novembro, e após a assinatura de um acordo de parceria entre os municípios envolvidos, o ACP e a CCDR-N, Melchior Moreira disse à Lusa ter a certeza de que a edição 2015 do Rali de Portugal iria "ser uma realidade" a decorrer "em maio no Norte".

Lusa/SOL