CDS propõe extinção gradual da sobretaxa de IRS

A deputada do CDS-PP Cecília Meireles defendeu hoje o fim da sobretaxa de IRS junto da ministra das Finanças, admitindo que tal aconteça de forma gradual.

"A sobretaxa de IRS é uma medida excepcional e não gostávamos que se tornasse permanente. Gostávamos que fosse retirada gradualmente e dissemos isso à ministra das Finanças", afirmou aos jornalistas Cecília Meireles à saída de uma reunião no Ministério das Finanças, em Lisboa.

Segundo a deputada, a delegação do CDS-PP transmitiu à ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, as suas prioridades e ideias para o Plano Nacional de Reformas.

"Para o CDS, é importante consolidar os factores de crescimento económico", sublinhou, lembrando que as exportações têm vindo a crescer ano após ano, tal como o consumo primário.

Cecília Meireles referiu ainda a importância da reforma do IRC, salientando que desde que este imposto começou a descer, o investimento começou a subir.

A deputada considerou positivo que tenham sido retomadas este tipo de reuniões para discutir propostas que serão posteriormente discutidas ao nível da União Europeia, depois de um interregno devido ao programa de ajustamento, já que se sinaliza um regresso à normalidade.

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, acompanhada do secretário de Estado do Orçamento, Hélder Reis, e do secretário de Estado-adjunto do vice-primeiro-ministro, Morais Leitão, vai receber todos os grupos parlamentares até ao final do dia para a preparação dos documentos no âmbito do semestre europeu, nomeadamente, o Plano Nacional de Reformas, Reformas Estruturais e Reformas Orçamentais.

Lusa/SOL