Dia dos Namorados e Carnaval puxaram pelos resultados dos hotéis

Os proveitos da hotelaria em Portugal cresceram 15% nos primeiros dois meses do ano face a igual período de 2014, totalizando 189,9 milhões de euros.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística divulgados hoje, em Janeiro e Fevereiro estiveram nos hotéis do país quase 1,7 milhões de hóspedes (+12,3% do que em 2014), responsáveis por quase quatro milhões de noites (+12,2%).

"Esta evolução reflecte a tendência geral de crescimento que se vem verificando de forma mais evidente desde o 2º trimestre de 2014, acrescida de um efeito de calendário associado às festividades do Carnaval, que em 2014 ocorreu em Março e este ano em Fevereiro, próximo ao dia de S. Valentim, o que motivou campanhas promocionais dirigidas principalmente ao mercado interno", explica o INE.

Analisando apenas Fevereiro, os estabelecimentos hoteleiros somaram 2,2 milhões de dormidas, mais 11,2% do que no mesmo mês de 2014, ainda que haja diferentes ritmos de crescimento quando se compara o mercado interno e os estrangeiros.

Enquanto a procura por parte dos hóspedes portugueses aumentou 18,5% quanto às dormidas – acelerando face a Janeiro, mês em que o aumento tinha sido de 17,8% neste indicador – já as pernoitas de estrangeiros evoluíram 8,1% e estão "em desaceleração desde Dezembro", segundo as estatísticas.

ana.serafim@sol.pt