As difíceis contas do tempo

As Officine Panerai criaram duas edições especiais que integram uma das mais clássicas e fascinantes complicações astronómicas: a Equação do Tempo.

A duração de um dia baseou-se no período de uma rotação da Terra e a duração de um ano corresponde ao período de uma revolução da Terra em volta do Sol, estabelecendo-se deste modo a convenção universal das medidas do tempo.

No entanto, as coisas não são assim tão lineares e isto porque existe uma diferença entre esta convenção e a realidade.

Com efeito, devido à órbita elíptica da Terra em volta do Sol e à inclinação do eixo do planeta em rotação em relação ao Equador, a convencionada duração de 24 horas verifica-se apenas em quatro ocasiões no ano. Nos outros dias, existe uma diferença entre o tempo aparente (hora solar) e o tempo convencional (tempo médio), que pode variar até 15 minutos antes ou depois, dependendo da altura do ano. Ora, é precisamente esta diferença que na alta relojoaria se chama Equação do Tempo, e que pode ver-se num indicador colocado por cima das 6 horas, quer no Radiomir 1940 Equação do Tempo 8 Dias, quer no Luminor 1950 Equação do Tempo 8 Dias, os modelos escolhidos pela Panerai para serem equipados com esta clássica complicação relojoeira.

Um dos relógios tem a caixa do Radiomir 1940 (48 mm) e o outro a caixa do Luminor 1950 (47 mm). O movimento de ambos é mecânico de corda manual, têm mostrador preto e reserva de marcha de oito dias. O Radiomir tem uma edição limitada a 200 exemplares e o Luminor a 100 exemplares.