Euribor: Taxas voltam a descer, empréstimos mais baratos

As taxas Euribor a três, seis, nove e 12 meses desceram hoje, pela quarta sessão consecutiva, para novos mínimos de sempre, ao caírem 0,002 pontos percentuais face a quarta-feira.              

A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, desceu 0,002 pontos percentuais para 0,070%, um novo mínimo.            

 

A três meses, a Euribor também caiu 0,002 pontos, ao ser fixada em 0,002%, outro novo mínimo histórico.

 

A 12 meses, a Euribor caiu hoje para 0,178%, um novo mínimo de sempre e menos 0,002 pontos percentuais do que na quarta-feira.

 

No prazo de nove meses, a Euribor também desceu 0,002 pontos percentuais em relação a quarta-feira, ao ser fixada em 0,119%, também um novo mínimo de sempre.

 

O Banco Central Europeu (BCE) manteve na quarta-feira as taxas inalteradas na sequência da primeira reunião de política monetária desde o início a 09 de março de um programa sem precedentes de compra de dívidas soberanas, que permite injetar 60 mil milhões de euros por mês até, pelo menos, setembro de 2016.

 

O objetivo desta operação denominada 'Quantitative Easing' (QE) é redinamizar a economia da zona euro. 

 

Para os mercados, o QE marca uma mudança histórica da política monetária do BCE.

 

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.  

Lusa/SOL