França em choque. Menina raptada em parque infantil aparece morta

Uma menina de nove anos foi raptada mesmo à frente dos olhos da mãe enquanto brincava num parque infantil na tarde desta quarta-feira na cidade de Calais, no norte de França. A criança foi encontrada morta na floresta apenas  90 minutos mais tarde.

A menina brincava com uma amiga quando um homem apareceu e a agarrou, forçando-a a entrar num carro, pode ler-se no relatório dos procuradores que investigam agora o caso. Um  jornal de Calais, a Voix du Nord, descreve o relato da mãe de uma criança que brincava com Chloé: impotente, a mãe da menina, que "a vigiava a partir da janela do seu apartamento", deu de imediato o alerta às autoridades.

Todas as crianças do bairro costumavam brincar na rua, "às vezes até às 10h da noite, sem que alguma vez tivesse havido problemas", descreve outra vizinha.

Mal deu o alerta, a polícia deu início a uma operação de caça ao homem para resgatar a menina, mas passados 90 minutos encontrariam a criança já sem vida numa zona de floresta. No local foi detido um homem polaco de 38 anos, completamente embriagado, que na manhã de hoje admitiu ter violado e assassinado a criança, conta o Le Monde.

O homem tem um longo registo criminal e tinha já sido deportado para a Polónia depois de ter saído da prisão há alguns meses. Na altura, cumpriu pena por extorsão e assalto agravados.Uma sequência de agressões violentas contribuíram para a interdição que lhe foi decretada de permanência em território francês. 

França e principalmente a comunidade da pequena cidade de Calais está chocada. As bandeiras da localidade estão a meia haste e os habitantes planeiam uma marcha em memória da menina.