Eles contam-lhe histórias

O Cinema São Jorge acolhe, a partir desta noite e até sábado, a 4.ª edição de mais um Grant’s True Tales. Este ano com o mote ‘Stand Together’, o festival pretende homenagear todos aqueles que atingem o sucesso apoiados por quem mais gostam.

O anfitrião volta a ser o actor Joaquim de Almeida, um repetente nestas andanças, que este ano surge com um leque de personalidades ligadas desde o mundo da gastronomia passando ao da televisão, sem esquecer a música, a rádio ou a literatura. Falamos das sessões de storytelling com Camané, Carminho, César Mourão, Kalaf, Ljubomir Stanisic, Nuno Markl, Richie Campbel, Sílvia Alberto ou Valter Hugo Mãe.

E como o mote é ‘Stand Together’, haverá lugar para espectáculos em duo. João Manzarra e Salvador Martinha vão-se unir para "Amigos, Amigos, Mentiras à parte” (quinta-feira, 22h30), onde contam as histórias da sua longa amizade. Daniel Oliveira junta-se a Joaquim de Almeida para partilharem pequenas peripécias dos bastidores de Hollywood (sexta-feira, 19h). E Miguel Araújo sobe ao palco com António Zambujo para “Logo eu, que nem sou de intrigas…" (sexta-feira, 22h), um concerto com histórias e canções. Fernando Alvim está também de regresso, desta vez com os participantes a contarem histórias sob o tema ‘#IOU-Devo-te uma’ (sábado, 23h30).

O Festival conta também com um pequeno ciclo de cinema, onde serão exibidos os filmes A Mãe e o Mar (quinta-feira, 22h), de Gonçalo Tocha, Selma (sexta-feira, 21h) nomeado para os Prémios da Academia, e o documentário Complexo Alemão (sábado, 22h30) dos irmãos Patrocínio. O publicitário e cronista Edson Athayde apresenta a sessão ‘Qual é a sua história’ (sexta-feira, 22h), na qual explica o que é o storytelling, as suas origens e técnicas e a sua importância no jornalismo, publicidade e no cinema.

A componente solidária mantém-se também nesta edição, através da doação de parte das receitas à Casa do Artista, pelo trabalho que tem vindo a realizar quer na formação de novos profissionais, quer na protecção dos que já terminaram a sua carreira.

patricia.cintra@sol.pt