Sal da terra

Depois de ser ter afirmado, como uma das marcas portuguesas mais conceituadas na comercialização de flor de Sal, a Salmarim acaba de lançar no mercado a sua linha de sal grosso. E tal como fez com os saleiros em cortiça, para preservar a flor de sal nas suas melhores condições, agora desenvolveu uma edição especial,…

As peças são, como não poderia deixar de ser, ‘cabeças de peixe’ em porcelana, pintadas à mão e apresentam-se em três modelos: embalagem com tampa, embalagem sem tampa e Terracota. Aquando do lançamento da colecção, Jorge Raiado, fundador da empresa referiu que “os saleiros com assinatura da artista plástica Fernanda Rios são a prova de que podemos colocar a arte à disposição da gastronomia, criando ligações memoráveis, tanto a nível visual como ao nível de sabor”.

Situada no Concelho de Castro Marim, a Salmarim tem as suas salinas na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António que foi a primeira Reserva Natural criada no continente português. Trata-se igualmente de uma empresa familiar que apostou na construção de uma marca, associada à alta cozinha. Todos os seus produtos são certificados nacionalmente e internacionalmente pela Nature & Progrés. Entre eles contam-se ‘o mar portátil’, um kit portátil de três tubos com três propostas de flor de sal diferentes; flor de sal em saleiro de cortiça e cinco referências de flor de sal em embalagens de cartão – natural, aromática (com salsa e orégãos), azeitona (mediterrânica), limão e pimentão (elaborado com o Pimentão da Ortiga, designado por Sol das Beiras). A flor de sal e o sal grosso de Castro Marim continuam ainda hoje a ser colhidos à mão no interior da Reserva Natural mais antiga de Portugal.

patricia.cintra@sol.pt