Combustíveis simples começam a ser comercializados

Todos os postos de abastecimento passam hoje a vender combustíveis simples, gasóleo e gasolina sem aditivos, cumprindo a lei nº. 6/2015, aprovada por unanimidade no Parlamento e contestada pelas petrolíferas.

As quatro petrolíferas seguiram uma estratégia diferente na aplicação da lei que obriga todos os postos de combustível do território continental a disponibilizar combustíveis simples a partir de hoje.

A Galp vai substituir a sua gama de combustíveis 'premium' – aditivados e mais caros – pelos combustíveis simples, conforme adiantou no início do ano o então presidente executivo da petrolífera e a Lusa constatou na visita a vários postos de abastecimento da marca.

Já a BP, a Cepsa e a Repsol vão disponibilizar exclusivamente os seus produtos 'premium', garantindo assim os compromissos de qualidade com os seus clientes, complementando a oferta com os produtos simples, em cumprimento com a legislação em vigor.

Aquando da discussão da proposta legislativa, a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) alertou para o facto da redução de preços não vir a ser a pretendida pelo Governo, dada a impossibilidade de as petrolíferas praticarem preços próximos dos postos das grandes superfícies, uma vez que são modelos de negócio diferentes, com níveis de serviço distintos.

Tudo o que deve saber sobre os combustíveis simples

Lusa/SOL