Autarcas da Valorsul reúnem-se com o Governo

Os autarcas dos municípios accionistas da empresa de resíduos Valorsul reúnem-se hoje, em Lisboa, com o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, para manifestar a sua oposição à privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF).

Em causa está o processo de alienação de 100% do capital estatal da Empresa Geral de Fomento (EGF), responsável pela recolha, transporte, tratamento e valorização de resíduos urbanos, através de 11 sistemas multimunicipais de norte a sul do país.

Estas empresas têm como accionistas a estatal Águas de Portugal (51%) e os municípios (49%). Entre elas está a Valorsul, que serve 19 municípios da Grande Lisboa e da zona do Oeste.

Em Setembro de 2014, o Governo anunciou que o consórcio SUMA, liderado pela Mota-Engil, tinha vencido o concurso para a privatização de 95% do capital da EGF.

Este processo tem sido bastante contestado pelos municípios, inclusive a nível judicial.

No final de Março, Jorge Moreira da Silva defendeu no parlamento o processo de privatização, argumentando que vai "reforçar o serviço público" e gerar "metas ambientais mais ambiciosas".

O governante criticou a oposição que tem sido feita pelos municípios.

A reunião vai decorrer no Ministério do Ambiente, pelas 16h00.

Lusa/SOL