Nova ameaça de bomba num avião da Turkish Airlines

Um voo da companhia aérea Turkish Airlines com destino a Basileia (Suíça) teve de regressar hoje ao aeroporto de Istambul devido a uma ameaça de bomba, informou o diário turco Hurriyet.

Este é o terceiro caso de emergência provocado pela eventual presença de uma bomba a bordo registado pela companhia aérea turca em menos de um mês.

O aparelho, um Boeing 738 com 151 pessoas a bordo que fazia a rota entre Istambul e Basileia, regressou ao aeroporto turco como medida de prevenção perante a ameaça de bomba, cujas características não foram especificadas.

O avião aterrou em Istambul sem registo de problemas.

O diário Hurriyet indicou que, após a evacuação do aparelho, as forças policiais entraram dentro do avião e iniciaram os procedimentos de segurança.

No passado dia 30 de Março, um avião da Turkish Airlines que fazia a ligação entre Istambul e a cidade brasileira de São Paulo foi forçado a fazer uma aterragem de emergência em Casablanca, Marrocos, devido a uma ameaça de bomba falsa.

Na altura, a tripulação encontrou dentro do aparelho um bilhete com a palavra "bomba", o que provocou o alarme entre os passageiros.

Depois da conclusão dos procedimentos de segurança em Casablanca, o avião retomou a rota e seguiu para São Paulo sem incidentes.

No início deste mês, a 01 de Abril, outro avião da companhia turca, que voava de Istambul para Lisboa, foi obrigado a regressar à cidade turca devido um pacote suspeito encontrado a bordo.

A ameaça de bomba verificou-se falsa e o mesmo aparelho voltou a fazer, algumas horas depois, o voo para Lisboa.

Lusa/SOL