Quanto tempo deve durar uma sesta?

Muitas pessoas não dormem o suficiente durante a noite. Para conseguirem ‘aguentar’ o resto do dia, recorrem às sestas, algo que os nossos vizinhos espanhóis adoptaram há muito tempo e que vários especialistas defendem agora como sendo uma rotina a implementar no nosso dia-a-dia.

Mas quanto tempo deve durar uma sesta eficaz? Primeiro que tudo, é necessário perceber que existem três tipos de sestas:

1)    Planeada: “Uma sesta planeada é usada quando sabemos que vamos ficar acordados até mais tarde do que é costume”, explica Charles Bae, especialista em sono, ao site grandparents.com.  

2)    De emergência: São as mais comuns – aquelas que fazemos quando sentimos que não conseguimos pegar no carro para fazer uma hora de viagem ou para acabar de escrever um artigo que temos de entregar amanhã. “Se começa a aperceber-se de que precisa de fazer este tipo de sesta com uma maior regularidade, isso significa que provavelmente não está a dormir o suficiente à noite”, afirma o mesmo especialista.

3)    Habitual: Esta é praticada por aqueles que fazem a sesta todos os dias. “Uma pequena sesta diariamente melhora o seu desempenho cognitivo durante o resto do dia”, diz Bae.

Em todos estes casos, as sestas devem ser rápidas. Um estudo citado pelo mesmo site afirma que uma sesta de apenas 10 minutos traz muitos benefícios, reduz o sono e melhora a performance cognitiva.

Para além disso, fazer uma sesta demasiado longa pode ter um impacto negativo no dia-a-dia, causando desorientação. Por isso, o tempo máximo de uma sesta deve rondar os 10 e os 15 minutos.