Irão pede ao exército para se preparar

O líder supremo do Irão, ‘ayatollah’ Ali Khamenei, pediu hoje às forças armadas do país para reforçarem “a sua preparação”, apontando uma declaração norte-americana segundo a qual a “opção militar” contra Teerão continua intacta.

Irão pede ao exército para se preparar

O dirigente iraniano declarou perante militares que o Irão não aceita "essas observações estúpidas", depois de um responsável militar norte-americano, Martin Dempsey, ter afirmado na sexta-feira que a "opção militar" permanece "intacta" para impedir o Irão de ter a bomba nuclear.

"Todas as forças, (…) o exército, os Guardas da Revolução (força de elite) deve aumentam a sua preparação militar e defensiva dia após dia", declarou Khamenei, acrescentando que se trata de "uma directiva oficial".

Apesar do reforço das "capacidades defensivas e militares, a República Islâmica nunca será uma ameaça para os países da região e vizinhos", afirmou.

No passado dia 2 de Abril, depois de meses de negociações difíceis, dirigentes de Teerão e seis potências mundiais acordaram as linhas gerais de um acordo, que impõe controlos apertados ao programa nuclear iraniano em troca do levantamento das sanções económicas.

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (China, Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido) e a Alemanha têm agora até Junho para alcançarem um acordo detalhado com o Irão.

Lusa/SOL