Mota Amaral sai

Mota Amaral não deverá ser indicado pelo PSD/Açores para um próximo mandato na Assembleia da República (AR). Isto porque Berta Cabral colocou-se na corrida a cabeça-de-lista pela região e a disponibilidade da ainda secretária de Estado da Defesa está a abrir uma luta sem precedentes pelo lugar em Lisboa. “Eles já têm as suas tropas…

O ex-Presidente da AR (2002-2005) tem sido muito crítico da governação PSD/CDS nos últimos quatro anos. As críticas não agradam o líder nacional do PSD, Passos Coelho, que já terá manifestado que não conta com o histórico açoriano na bancada que será eleita nas legislativas de final de Setembro ou início de Outubro deste ano, segundo apurou o SOL.

Mas Duarte Freitas, reconduzido este ano para o segundo mandato à frente do PSD/Açores, poderá optar por um terceiro nome. “Se esta guerra não acabar, ele pode escolher outro nome. Não só não fica obrigado a optar entre um e outro (Mota Amaral ou Berta Cabral), como dá um sinal de renovação das listas apresentadas pelos Açores”, acrescenta a mesma fonte.

Joel Neto, jornalista, escritor e coordenador do gabinete de estudos do PSD/Açores que aderiu recentemente ao partido, é um dos nomes mais falados para substituir Mota Amaral. “É jovem, capaz, tem alguma projecção nacional e pode muito bem personificar mesmo internamente a renovação que Duarte Freitas quer apresentar a pensar nas próximas eleições regionais”, explica fonte dos sociais-democratas açorianos.

Há mais de três décadas que Mota Amaral é indicado pelo PSD/Açores para o Parlamento em Lisboa. Entre 1976 e 1991 suspendeu o mandato de deputado na capital em virtude de ser sucessivamente reeleito presidente do Governo dos Açores, funções que desempenhou até 1995.

ricardo.rego@sol.pt