EUA condenam ‘brutal assassínio em massa’ de cristãos etíopes pelo Estado Islâmico

Os Estados Unidos condenaram hoje o “brutal assassínio em massa” de cristãos etíopes por parte do autoproclamado estado islâmico (EI) na Líbia, afirmando que a “atrocidade” destaca a urgente necessidade de uma solução política para o conflito líbio.

EUA condenam ‘brutal assassínio em massa’ de cristãos etíopes pelo Estado Islâmico

A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Bernadette Meehan, reagia ao vídeo difundido, este domingo, pelo movimento ‘jihadista’, o qual mostra a execução de, pelo menos, 28 homens, apresentados como "fiéis" da "Igreja etíope inimiga".

“Os Estados Unidos condenam veementemente o brutal assassínio em massa supostamente de cristãos etíopes por terroristas afiliados do EI na Líbia”, afirmou Bernadette Meehan em comunicado.

A “atrocidade” cometida pelo EI “sublinha a necessidade urgente de uma resolução pacífica para o conflito na Líbia”, frisou.

Não foi possível determinar a origem e as circunstâncias da captura dos homens, que surgem em dois grupos, mas as imagens têm semelhanças com outras divulgadas em Fevereiro relativas à decapitação de 21 cristãos coptas.

Muitos etíopes deixam o país na esperança de encontrarem trabalho e muitos seguem para a Líbia e outros países do norte de África para embarcarem depois rumo à Europa.

Lusa/SOL