Naufrágio: Matteo Renzi admite ‘intervenções selectivas’ contra traficantes

Itália está a avaliar a possibilidade de “intervenções selectivas” contra traficantes de pessoas na Líbia, afirmou hoje em Roma o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, depois do naufrágio de domingo no Mediterrâneo que terá feito centenas de mortos.

Naufrágio: Matteo Renzi admite ‘intervenções selectivas’ contra traficantes

"A hipótese de uma intervenção militar (na Líbia) não está em cima da mesa, mas o que é possível são intervenções selectivas para eliminar actividades criminosas", disse Renzi à imprensa após um encontro com o homólogo de Malta, Joseph Muscat.

"Ataques contra o negócio criminoso da morte, ataques contra os esclavagistas, fazem parte da reflexão", disse, acrescentando que equipas do Ministério da Defesa italiano estão a avaliar as possibilidades.

"As hipóteses técnicas são estudadas por técnicos", designadamente "equipas da Defesa", afirmou Renzi, citado pela agência France Presse.

O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Paolo Gentiloni, já tinha evocado há uns dias a possibilidade de ataques selectivos contra os traficantes de seres humanos que angariam imigrantes clandestinos.

Numa entrevista ao jornal Corriere della Sera, o ministro evocou "acções antiterroristas selectivas, por exemplo no âmbito da coligação" contra o grupo extremista Estado Islâmico, "acções contra o tráfico de seres humanos".

Na conferência de imprensa conjunta com Muscat, cujo país está a receber cadáveres resgatados do Mediterrâneo na sequência do naufrágio de domingo, que segundo sobreviventes terá morto 700 a 900 pessoas, Renzi voltou a sublinhar a necessidade de uma resposta europeia.

"Não podemos fechar os olhos ao que se estão a passar. A crise humanitária não deve ter só uma resposta de Itália e de Malta. Aquilo que Itália e Malta estão a fazer tem de converter-se numa prioridade comunitária", disse.

Lusa/SOL