Gigantesca explosão arrasa capital do Iémen [vídeo]

Pelo menos 15 pessoas morreram e outras dezenas estão desaparecidas depois da aviação saudita ter atingido esta segunda-feira Saná, a capital do Iémen.

Um paiol da guarda republicana iemenita na zona de Fajj Attan foi um dos alvos. A explosão do material de guerra causou danos materiais num raio de 10 quilómetros, alimentando receios de um elevado número de vítimas que por enquanto ainda está por confirmar.

Vários vídeos e fotografias partilhadas nas redes sociais mostra um cogumelo de fumo e fogo, reminiscente das imagens de explosões nucleares, a subir nos céus:

 

O Iémen, que há vários anos está mergulhado numa crise política e securitária, está a ser alvo de uma intervenção militar de várias nações do Golfo lideradas pela Arábia Saudita. Em causa está o rápido avanço dos rebeldes houthi xiitas, que são acusados de serem apoiados pelo Irão. Ou seja, este é apenas mais um capítulo de um grande conflito regional entre Riade e Teerão.

As Nações Unidas impõem um embargo de armas aos houthi, mas também alertam para as graves consequências humanitárias da intervenção saudita. Morreram já centenas de pessoas.