Autocarros da Carris a circular ‘com normalidade’

A circulação dos autocarros da Carris estava às 07h30 a fazer-se “com normalidade”, apesar do pré-aviso de greve dos trabalhadores contra a intenção de privatização da empresa, disse uma fonte da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações.

Em declarações à agência Lusa, Manuel Leal, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), adiantou que a circulação de autocarros estava a fazer-se "com normalidade", prevendo-se constrangimentos a partir das 08h30.

"A circulação poderá vir a ser afectada a partir das 08h00, 08h30 porque há trabalhadores que vão recolher, para ir depois à marcha que está marcada para as 10h00 no Cais do Sodré", disse o dirigente sindical.

Manuel Leal explicou que o pré-aviso de greve para todo o dia de hoje "pretende criar condições para que os trabalhadores possam participar na marcha contra a privatização das empresas.

"Os trabalhadores saíram todos de manhã com os autocarros, mas devem recolher para participar na marcha. Pelo menos foi essa a intenção manifestada pelos trabalhadores à FECTRANS", disse.

De acordo com Manuel Leal, o objectivo da marcha é mostrar que a privatização que o Governo quer fazer vai aumentar os custos para os utentes e piorar a qualidade dos serviços.

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, Transtejo e Soflusa vão realizar um plenário cerca das 10h00, junto ao Cais do Sodré, podendo vir a participar na marcha de protesto que tem início previsto para as 10h00 no Cais do Sodré, com direcção ao Largo de Camões, um percurso no qual se esperam centenas de trabalhadores e utentes.

A Carris recebeu um pré-aviso de greve para todo o dia de hoje e, por isso, terá constrangimentos no serviço, com perturbações que deverão decorrer até ao final do último serviço do dia. Em funcionamento vão estar, em 50% do regime normal, as carreiras 703 (Charneca – Bairro de Santa Cruz) e 751 (Estação de Campolide – Linda-a-Velha).

O Metropolitano de Lisboa, Transtejo e Soflusa não estão em greve, prevendo-se a participação em plenários e na marcha.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Silva Monteiro, anunciou no final de Fevereiro que a subconcessão das operações do Metro de Lisboa e da Carris deverá estar concluída até ao final de Julho.

A Carris e o Metro têm uma administração comum desde o início do ano, que partilham ainda com a Transtejo/Soflusa, mas esta última ficou fora desta proposta de concessão.

Lusa/SOL