Novo presidente do CES eleito a 15 de Maio

O novo presidente do Conselho Económico e Social (CES) vai ser eleito a 15 de Maio. Para já, maioria e PS ainda não se entenderam quanto a um nome mas o PSD vê vantagens em que seja alguém da sua área política.

Novo presidente do CES eleito a 15 de Maio

Com a saída de Silva Peneda para a Comissão Europeia, o nome do ex-secretário-geral da UGT João Proença tem circulado como possível candidato, mas o PS tem adiado a escolha, tendo proposto uma solução de substituição dentro do próprio CES e nova eleição depois das eleições. Contudo, essa solução implicava alterar a lei e não houve acordo com a maioria.

A conferência de líderes desta manhã acordou que a eleição será a 15 de Maio. E o PSD está disponível para um compromisso para a legislatura. Ou seja, o nome escolhido agora não será uma substituição temporária mas sim o novo presidente durante a próxima legislatura. “Estamos disponíveis para um compromisso relativamente à próxima legislatura”, disse Montenegro.

Questionado sobre a cor política do próximo presidente do CES, o social-democrata notou que o PS já indicou o actual Provedor de Justiça, o presidente do Tribunal de Contas e o presidente do Tribunal Constitucional. “Uma avaliação global do exercício dos cargos com relevância conclui que talvez uma personalidade da área política do PSD talvez possa ter mais equilíbrio”, concluiu.

Já o PS garante que da eleição sairá um presidente “até ao final da legislatura”. Quanto a nomes, o deputado socialista Marcos Perestrello afirma que nada foi discutido.  

sonia.cerdeira@sol.pt