Nova prisão cinco meses depois

A operação que levou à detenção do empresário do grupo Lena, Joaquim Barroca Vieira Rodrigues, no âmbito da Operação Marquês surge cinco meses depois das primeiras detenções.

Nova prisão cinco meses depois

O vice-presidente do grupo empresarial de Leiria, de 53 anos, foi detido na quarta-feira à noite, dia 22, e as detenções de Santos Silva, João Perna e José Sócrates aconteceram a 20 e 21 de Novembro passados.

O filho do fundador do Grupo Lena – irmão mais novo de António, que preside à empresa familiar – foi encaminhado para interrogatório à tarde. Caberá ao Juiz de Instrução Criminal Carlos Alexandre decidir a medida de coacção que lhe será aplicada.  

É suspeito de ter feito transferências de milhões de euros de contas pessoais do Grupo Lena para contas na Suíça de Carlos Santos Silva, antigo administrador da empresa, entre 2007 e 2009. 

À época Joaquim Barroca era presidente da Lena Construções, empresa do grupo responsável pela construção de 50 mil casas na Venezuela, um negócio intermediado pelo ex-primeiro ministro José Sócrates, de quem os irmãos Barroca eram próximos. 

joana.f.costa@sol.pt