Universidade lança cadeira sobre espectáculos ‘drag queen’

Os alunos do curso de Artes, Dança e Teatro da Universidade Edge Hill, em Inglaterra, introduziu no plano de estudos uma cadeira dedicada ao transformismo. Os estudantes vão por isso, a partir de Janeiro de 2016, aprender as técnicas performativas deste género de espectáculo, escreve a BBC.

Esta formação é a primeira do género no Reino Unido. Os alunos desta cadeira vão aprender como actuar, vestir-se, maquilhar-se e usar o humor. Além disso, vão também estudar teatro gay, teoria sobre identidades transgéneras e activismo.

 

“Há muito mais a estudar nesta arte do que apenas perucas, maquilgaem e saltos altos”, diz o professor universitário Mark Edward, autor da ideia. O docente é conhecido por ser o argumentista e produtor do filme Council House Movie Star (ver vídeo abaixo), no qual veste a pele da personagem Gale Force.

 

Além dos projectos artísticos e da docência, Edward faz investigação focada nos envelhecimento dos artistas e drag queens, assim como aborda a igualdade para rapazes e homens no mundo da dança.