McNamara já tem um guia científico das ondas da Nazaré

O investigador Pedro Proença Cunha, do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu uma síntese científica sobre as ondas gigantes da Nazaré e sobre aquela zona marinha. De acordo com um comunicado da FCTUC, o surfista, que ‘surfou’ uma onda de 30 metros numa das…

O desejo acabou por ser registado e a reitoria da UC, em conjunto com o centro científico MARE, desafiou o investigador a dedicar-se, então, a conceber uma síntese útil, não só para Garrett McNamara, mas para outros surfistas, estejam ou não familiarizados com aquela zona costeira.

O trabalho “aborda a zona costeira da Nazaré e zona marinha adjacente, em particular o canhão submarino responsável pela génese das ondas gigantes, sumariando e organizando a informação disponível, de modo a que possa ser usada por um amplo público”, afirma Pedro Proença Cunha no comunicado.

A informação “pode ser bastante útil para turistas não familiarizados com a região, nomeadamente os envolvidos na prática do surf, a entenderem o peculiar enquadramento da Nazaré e a espectável agitação marítima. Por exemplo, é possível prever as ondas perfeitas e é explicado o mecanismo de formação das ondas gigantes”, conclui o investigador.

ricardo.nabais@sol.pt