Marginal do Porto com circulação impedida

A avenida Gustavo Eiffel, no Porto, tem a partir de hoje e durante um mês apenas um sentido de circulação, entre a ponte Luiz I e a rotunda do Freixo, na direcção Ribeira-Freixo, informou a Câmara do Porto.

A informação da supressão do sentido Freixo-Ribeira na avenida Gustavo Eiffel foi divulgada em comunicado pela autarquia e, à Lusa, fonte oficial da presidência da Câmara explicou que o condicionamento diz respeito ao troço compreendido entre a ponte Luiz I e a rotunda do Freixo.

Em comunicado, a autarquia esclarece que a alteração tem em vista "encurtar o tempo de duração da intervenção" em curso, cujo objectivo é implementar "importantes obras de melhoramento nas infra-estruturas do interceptor [de saneamento] Douro Marginal".

A Câmara estima que a modificação, que começa já hoje, se prolongue durante um mês.

"Este condicionamento vigorará até ao dia 28 de Maio", refere o comunicado.

Com a mudança, quem se desloca de Gaia para o Porto pelo tabuleiro inferior da ponte Luiz I pode virar à esquerda, em direcção ao túnel da Ribeira, ou à direita. para seguir em direcção ao Freixo.

Na rotunda do Freixo, as viaturas ficam impedidos de virar em direcção à Ribeira, não podendo circular na marginal nesse sentido.

A autarquia acrescenta que a empreitada, "a cargo da empresa municipal Águas do Porto", é fundamental para "continuar a garantir um serviço em boas condições de segurança, saúde pública e protecção ambiental".

A par desta intervenção, que pretende remodelar o interceptor de saneamento que liga as duas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da cidade, na zona da marginal entre a Ponte Luiz I e a Ponte Maria Pia, a avenida Gustavo Eiffel está também a ser alvo de obras de requalificação do espaço público.

As obras em curso desde Outubro têm conclusão prevista "até ao S. João de 2015", descreve a autarquia na sua página da Internet.

O projecto é da autoria do arquitecto Manuel Fernandes Sá e inclui a criação de uma ciclovia, varandas sobre o rio e novos espaços de estada.

Lusa/SOL