Pilotos da TAP decidem manter greve ao fim de um dia de reuniões

A greve de dez dias dos pilotos da TAP mantém-se, ao fim de um dia de reuniões que se prolongaram até à madrugada de hoje, com dezenas destes profissionais, alguns dos quais se declararam “preocupados com a paralisação”.

Pilotos da TAP decidem manter greve ao fim de um dia de reuniões

Depois de uma reunião de quase quatro horas na sede do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) em Lisboa, o dirigente sindical Helder Santinhos garantiu, jà na madrugada de hoje, que "a greve mantém-se" e que "não houve decisões novas".

Questionado sobre a discórdia entre a direcção do sindicato e os pilotos que pediram na terça-feira esta reunião ao presidente do SPAC, por se mostrarem preocupados com a paralisação, Helder Santinhos preferiu recordar os motivos que levaram à convocação da greve e disse que "a situação está nas mãos do Governo e da TAP".

O dirigente do SPAC falava aos jornalistas depois da reunião, que juntou cerca de 70 pilotos, e não respondeu a mais questões, enquanto decorria uma outra reunião, esta apenas da direcção do SPAC.

Antes desta reunião, decorreu outra, durante a tarde, que juntou um grupo de 150 pilotos, liderado por Carlos Leitão, durante cerca de quatro horas num hotel junto ao aeroporto de Lisboa, para tentar encontrar "uma solução conjunta" para a greve.

Estes pilotos admitiram "estar preocupados com a greve" e pediram "outra condução do processo", disse Carlos Leitão no final da reunião. 

De acordo com este porta-voz, alguns dos pilotos estão contra a greve e por isso vão voar entre dia 01 e 10 de Maio.

Lusa/SOL