BES: PS vota favoravelmente relatório “bem feito” e “fiel à verdade”

O PS vai votar favoravelmente o relatório final da comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES), um texto “bem feito, bem escrito e fiel à verdade”, disse o socialista Pedro Nuno Santos.

Para o deputado coordenador do PS na comissão, o texto de Pedro Saraiva (PSD), que recebeu acrescentos de vários partidos entre a versão preliminar e a final, merece elogios e a análise dos socialistas é feita independentemente da cor política do relator.

"É importantíssimo que fique para o futuro um voto a favor, amplo, para este relatório", vincou Pedro Nuno Santos.

Já na sexta-feira, o deputado havia indicado à agência Lusa que o PS não iria apresentar propostas formais de alteração ao relatório final porque houve um entendimento com o deputado relator para integrar no texto as sugestões socialistas.

A comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) está reunida desde cerca das 11:15 para discutir e votar o relatório final dos trabalhos, a cargo do deputado do PSD Pedro Saraiva.

A comissão foi proposta pelo PCP – e aprovada por unanimidade dos partidos – e teve a primeira audição a 17 de Novembro do ano passado, tendo sido escutadas dezenas de personalidades, entre membros da família Espírito Santo, gestores das empresas do grupo, reguladores, supervisores, auditores e agentes políticos, entre outros.

O objectivo do trabalho dos parlamentares passou por "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Lusa/SOL