Pestana vai ter hotel na emblemática Plaza Mayor de Madrid

O Pestana está agora mais próximo de ter um hotel em Madrid, um objectivo que o grupo hoteleiro português persegue há alguns anos.

A rede liderada por Dionísio Pestana teve a melhor proposta no concurso público lançado pelo Ayuntamento (câmara municipal) de Madrid para explorar uma unidade de luxo a instalar na Casa de la Carnicería, edifício emblemático da Plaza Mayor, que, por sua vez, é um dos locais mais turísticos e fotografados da capital espanhola.

Segundo avança o jornal espanhol El Confidencial, que cita fontes conhecedoras do processo, o Pestana ofereceu 420 mil euros de renda anual, sobrepondo-se aos outros dois candidatos. E deverá ficar com uma concessão para explorar o hotel por 40 anos.

O valor oferecido está bastante acima dos 300 mil euros inicialmente exigidos pelas autoridades madrilenas, superando também a oferta do grupo espanhol NH e da Mazabi, que, em conjunto propuseram um pagamento de 351 mil euros por ano, e do grupo familiar Ardid, que ofereceu 360 mil euros.

O maior grupo hoteleiro português procurava há bastante tempo uma oportunidade para entrar em Madrid. Em Espanha, já tem uma unidade hoteleira em Barcelona, o Pestana Arena, aberta em meados do ano passado.

O SOL contactou o Pestana sobre esta notícia, mas o grupo português remeteu comentários para mais tarde.

ana.serafim@sol.pt