Santa Maria já decidiu sobre gravidez de menina de 12 anos

Uma equipa de especialistas do Hospital Santa Maria tomou hoje uma decisão sobre a gravidez da criança de 12 anos que ali está internada, mas não a vai divulgar, tendo em conta “a protecção da privacidade” da menor.

Uma nota do Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), a que pertence o Hospital de Santa Maria, dá conta de que se reuniu hoje "uma equipa multidisciplinar, constituída pela direcção clínica da instituição e por pediatras, pedopsiquiatras, obstetras, psicóloga e assistentes sociais".

 

A criança terá sido violada pelo padrasto, que se encontra detido, e dado o avançar da gravidez, além do tempo que a lei portuguesa permite para a interrupção, o hospital foi chamado a pronunciar-se sobre o caso.

 

A reunião teve como objectivo "a análise conjunta do contexto inerente à criança grávida, de 12 anos, actualmente internada no serviço de pediatria do CHLN".

 

A equipa considerou "os aspectos clínicos, éticos, jurídicos e sociais que decorrem da situação em causa", tendo tomado uma decisão, "considerando o superior interesse da criança".

 

O CHLN não divulga, porém, a decisão tomada por estes especialistas, "no respeito pela confidencialidade médica e na protecção da privacidade da criança".

Lusa/SOL