Microsoft lança novo browser e começam as piadas com os U2

Foi revelado ontem o nome e alguns pormenores sobre o novo browser da Microsoft, que substitui o Internet Explorer. Chama-se Edge e pretende apostar numa estética minimalista e em atributos que façam esquecer o vetusto Explorer, mas muitos internautas ignoraram isso: preferiram gozar com o nome, fazendo associações a The Edge, dos U2.

Numa conferência em São Francisco, a Microsoft anunciou que Edge é o nome escolhido para o novo browser a incluir no Windows 10 – anteriormente conhecido como ‘projecto Spartan’ – seguindo-se à notícia divulgada há cerca de um mês e meio de que o Internet Explorer iria desaparecer.

 

No entanto, nas redes sociais os comentários ao anúncio e ao nome Edge foram noutro sentido. The Edge (David Evans) é o famoso guitarrista dos U2, banda irlandesa que curiosamente até tem uma ligação à Apple, tendo disponibilizado o seu último álbum, Songs of Innocence, gratuitamente no iTunes.

 

‘Even better than the real thing’, ‘melhor do que o original’ em tradução livre, foi uma das piadas que surgiram, fazendo alusão ao tema de 1991 da banda. Mas a maioria dos internautas pegou mais pelo ‘abismo’ (‘close to the edge’, perto do abismo), sempre a recordar a semelhança do nome do browser com o nome artístico do músico de 53 anos.

 

Outra associação do nome foi feita com um automóvel da americana Ford, também chamado Edge (Kuga na Europa). É um SUV de médias dimensões, mais acessível e menos potente do que outros modelos da marca nos Estados Unidos. “Como o Ford Edge, é seguro e pouco agressivo”, escreveu um utilizador do Twitter sobre o novo browser.

emanuel.costa@sol.pt