It’s a girl! Britânicos ‘ganham’ uma princesa

A mulher do príncipe William, Kate Middleton, foi hoje mãe de uma menina, que será a quarta na linha do trono britânico, anunciou o Palácio de Kensington num comunicado.  

It’s a girl! Britânicos ‘ganham’ uma princesa

Príncipes já mostraram princesa ao mundo [vídeo]

No mesmo comunicado, o Palácio afirma que o nascimento ocorreu "sem complicações" às 07:34 TMG (08:34 em Lisboa) no Hospital St Mary em Londres na presença do príncipe William e que tanto a mãe como a filha "estão bem". 

A recém-nascida pesa 3,7 quilogramas e já tem um irmão, o primeiro filho do príncipe William e Kate, George Alexander Louis, que nasceu a 22 de julho de 2013 também no Hospital St Mary em Londres.

A informação do nascimento da princesa foi comunicada a uma centena de jornalistas e incondicionais da monarquia concentrados à frente da maternidade.        

O nascimento provocou uma explosão de alegria à frente do hospital St Mary em Londres, onde incondicionais da monarquia gritaram "It's a girl!" ("é uma menina!"). 

A rainha Isabel II, bisavó pela quinta vez, foi avisada do nascimento no seu castelo de Windsor e está "feliz", refere o comunicado oficial.       

O nascimento da princesa é motivo de celebração na Commonwealth porque a bebé vai beneficiar de uma mudança histórica na Lei Sálica, já que vai ser a primeira a não poder ser ultrapassada na linha de sucessão ao trono por qualquer futuro irmão mais novo. 

O novo bebé real é o quarto na linha do trono britânico, atrás do filho mais velho da rainha Isabel II, príncipe Carlos, do filho mais velho do príncipe Carlos, príncipe William, e do seu irmão mais velho, príncipe George. 

Notícia actualizada às 12h51

Lusa/SOL