PS ganha votos e Direita deputados

O principal efeito de PSD e CDS irem juntos a votos no resultado das legislativas é um acréscimo de deputados eleitos. «O sistema eleitoral, com 22 círculos de votação, dá mais deputados a uma coligação. Há uns 10 distritos onde o voto no CDS não contava, se fosse sozinho», explica ao SOL Rui Oliveira e…

No trabalho feito pela Eurosondagem para o Expresso, em Fevereiro, a coligação, pelo simples facto de PSD e CDS irem juntos a votos, tirava dois deputados ao score do PS. E reduzia a diferença face aos socialistas (que na sondagem apareciam como vencedores) para 2,5 deputados. Se a direita se apresentasse dividida, o PS teria quatro ou cinco lugares a mais em S. Bento do que os deputados de PSD e CDS somados. 

Em compensação, a aliança da direita resultará numa subida da votação nominal do PS. «Em matéria de coligações eleitorais, a junção das duas partes é sempre inferior à soma dos dois partidos separados», afirma Oliveira e Costa.

A explicação, no caso destas legislativas, consiste no efeito 'voto útil' que se opera à esquerda. Perante a ameaça maior da repetição de uma maioria Passos/Portas, «há votos que se concentram no PS», fugindo dos chamados partidos de protesto.

Em resultado deste fenómeno de dramatização política, PCP, BE, Livre/Tempo de Avançar – mas também o PDR de Marinho Pinto, situado mais ao centro – deixam escapar eleitores para os socialistas. Na sondagem referida, o PS ganhava 1,5% em votos.

manuel.a.magalhaes@sol.pt