‘Penteados satânicos’ para homens estão proibidos neste país

Os cortes de cabelo masculinos considerados “satânicos” foram proibidos pelas autoridades iranianas, noticiou hoje a imprensa local, que refere também a proibição de tatuagens e cuidados de beleza.  

Nos últimos anos, vários cortes de cabelo e penteados, nomeadamente as cristas, tornaram-se moda entre a juventude iraniana, alvo das críticas das faixas mais conservadoras da sociedade por não estarem em conformidade com os preceitos do Islão.   

"Os cortes de cabelo que se identificam com cultos satânicos estão, a partir de agora, proibidos", declarou Mostafa Govahi, chefe da associação dos cabeleireiros para homens iraniana, citado pela agência ISNA, sem especificar quais os tipos de cortes abrangidos pela medida. 

Govahi ameaçou suspender a licença dos cabeleireiros que aceitem fazer estes cortes "em violação dos regulamentos do regime islâmico". 

De acordo com Govahi, a associação identificou os cabeleireiros que oferecem este tipo de cortes e que trabalham sem licença. 

O novo regulamento proíbe também as tatuagens nos homens, uma tradição antiga no Irão, a frequência de solários e a depilação das sobrancelhas, rotina muito popular entre as iranianas. 

Lusa/SOL