O recente lançamento do Opel Mokka e do Opel Insígnia constituíram mais um passo para esta meta do construtor e os resultados foram muito positivos.
Começando pelo Opel Mokka, aquilo que se fez foi abandonar o anterior bloco 1.7 CDTI e passar para este 1.6 CDTI, que já tinha sido estreado no Zafira Tourer em 2013. Se os compararmos, as diferenças são notórias. Enquanto o 1.7 gastava 4,6 litros e tinha 120 gr/km de emissões CO2, apresentando uma potência de 130 cv, o novo 1.6 tem mais 6 cv e ainda assim gasta menos (4,1 litros) e tem menos emissões (apenas 109 gr/km). O motor, todo em alumínio, fica também mais leve, como é óbvio. A juntar a isto, é muito silencioso. Com uma posição de condução elevada, interiores com bom materiais e uma caixa de seis velocidades macia, estamos em presença de uma boa opção.
Quanto ao Insígnia 2.0 CDTI, a sua prestação é cerca de 20% superior à do anterior modelo. Também aqui, o motor mostra-se muito silencioso, há poucas vibrações e a resposta ao acelerador é muito boa, com um óptimo comportamento em regimes mais baixos. Comodidade na condução e boa qualidade dos materiais completam este quadro bem positivo.
Opel Mokka
1.6 CDTI
Motor diesel; 4 cilindros em linha
Cilindrada (c.c.) 1598 cc
Potência (cv/rpm) 136 cv/3500-4000 rpm
Transmissão Dianteira ou Integral. Caixa manual de 6 velocidades
Compr./Larg./Altura (mm) 4278/1777/1658
Peso (kg) 1449 kg
Velocidade máxima (km/h) 190 km/h
Aceleração (0 a 100 km/h) 9,9 s
Consumo misto (litros/100 km) 4,1 l
Emissões CO2 (g/km) 109 g/km
Preço-base (em euros) 27.310
Opel Insignia
2.0 CDTI
Motor diesel; 4 cilindros em linha
Potência (cv/rpm) 170cv/3750 rpm
Transmissão dianteira ou integral; caixa manual de 6 velocidades
Compr./Larg./Altura (mm) 4913/2084/1513
Peso (kg) 1733
Velocidade máxima (km/h) 220
Aceleração (0 a 100 km/h) 9,4
Consumo misto (litros/100 km) 4,5
Emissões CO2 (g/km) 118g/km
Preço-base (em euros) 36.200