Clube onde Ronaldo nasceu para o futebol faz hoje 90 anos

O Clube Futebol Andorinha, onde o craque do Real Madrid nasceu para o futebol, faz hoje 90 anos.

Foi em 1925 que, na maior freguesia da Madeira, em Santo António, na cidade do Funchal, foi fundado o ‘Andorinha’. Sempre foi um clube modesto embora tenha no seu palmarés três conquistas: Vencedor da Taça da Madeira (1985/86); campeão regional da I Divisão (2007/2008); e militância na III Divisão Nacional –Série Madeira (2009/2010).Actualmente está na I Divisão Regional.

A vocação de formação de jogadores mantém-se e o clube até tem uma escola dedicada ao craque português denominada “O 1.º golo”. Actualmente, tem 345 atletas federados em cinco modalidades desportivas: futebol (vários escalões), natação, atletismo, ciclismo e triatlo.

O ‘Andorinha’ não vai deixar passar o 90.º aniversário em claro e, este ano, vai fazer de Cristiano Ronaldo sócio honorário. O jantar de gala que irá formalizar essa distinção está marcado para 18 de Julho onde marcará presença a mãe de Cristiano Ronaldo, Dolores Aveiro, em representação do filho. O pai de Cristiano Ronaldo, já falecido, foi funcionário do clube.

Quando Ronaldo tinha seis anos, em 1991/1992, entrou para os infantis do Andorinha, cuja sede ficava a poucos metros de sua casa, no bairro da Quinta Falcão. Só em 1995 se transferiu para o Clube Desportivo Nacional e, depois, em 1997,para o Sporting Clube de Portugal.