Chicago indemniza negros torturados pela polícia ao fim de 25 anos

A cidade norte-americana de Chicago aprovou na quarta-feira o pagamento de 5,5 milhões de dólares (4,8 milhões de euros) em indemnizações após uma centena de homens, a maioria negros, terem sido torturados pela polícia entre 1972 e 1991.

Segundo o diário Chicago Tribune, os homens foram torturados pelo antigo chefe da polícia Jon Burge, com o intuito de extrair confissões.

"É uma etapa, mas uma etapa essencial para corrigir os erros, apagar a mancha", afirmou o presidente da Câmara, Rahm Emanuel, citado pelo jornal.

"Chicago vai, por fim, enfrentar o seu passado, aceitá-lo, reconhecer quando algo de errado foi feito e ser forte o suficiente para o dizer", garantiu.

A maioria das vítimas era proveniente dos bairros pobres de South Side e as suas queixas eram contestadas há décadas.

A cidade apresentou as suas desculpas e comprometeu-se a ajudar as vítimas.

"Chicago deu um passo histórico para mostrar ao país e ao mundo que não pode haver prazo de validade para as compensações de crimes tão hediondos como a tortura", disse o director geral da Amnistia Internacional dos Estados Unidos, Steven Hawkins, em comunicado.

De acordo com a Amnistia, após a detenção, "os suspeitos eram objecto de terríveis abusos e sujeitos a choques eléctricos nos órgãos genitais e outras partes do corpo; eram asfixiados, agredidos ou sujeitos a simulacros de execução, tudo isto acompanhado de insultos de cariz racial proferidos pelos polícias que eram todos brancos". 

Lusa/SOL