Nepal. Casal português sobreviveu ao sismo mas ficou para ajudar

Marco e Lara viajaram há um mês para o Nepal e tiveram a sorte de ver o país erguido e maior sorte ainda em ter sobrevivido ao sismo. Agora, querem ficar para “ajudar a reconstruir” algumas aldeias.

Nepal. Casal português sobreviveu ao sismo mas ficou para ajudar

Já podiam ter regressado a Portugal, como tantos outros estrangeiros que estavam no Nepal em turismo fizeram, e voltar às suas vidas normais, respirando de alívio por terem sobrevivido ao sismo que destruiu o país no passado dia 25 de Abril.

 

No entanto, um "sentido de missão" e "consciência" levou o jovem casal de Lisboa Marco Nunes e Lara Nogueira, de 31 e 32 anos respectivamente, a permanecer no Nepal e "ajudar a reconstruir" alguns locais por onde passaram.

 

"Decidimos ficar para ajudar dois irmãos, o Rikesh e o Anil, que nos acolheram em Phaskot (uma aldeia com 200 pessoas, localizada a cerca de três horas de Kathmandu). Apesar de, felizmente, ninguém ter morrido, toda a comunidade ficou sem as suas casas, sem gado, sem campos, sem nada. Sentimos que podíamos fazer alguma coisa para os ajudar", disse Marco à Lusa.

 

Por isso, os dois portugueses criaram uma campanha, "Help to rebuild one community!", lançada no Facebook e que já permitiu angariar fundos suficientes para uma primeira leva de comida, medicamentos e materiais de construção.

 

"Ficaram todos muito emocionados com a ajuda, porque o apoio governamental que tem sido dado é mais para Kathmandu. As outras aldeias têm ficado um pouco esquecidas", lamentou.

 

O casal descreve o momento do sismo como "assustador" e ambos reconhecem que foram protegidos pela sorte, por estarem num local fora de perigo.

 

"A terra tremeu a sério. Estávamos em Pokara, à beira da lagoa a almoçar, tivemos muita sorte, pois esta zona era plana e não fomos atingidos com nada. A terra baloiçou por baixo de nós e desatámos a correr da esplanada para a margem. O mais impressionante foi o ruído e ver a estrada torcer. Durou mais de dois minutos e toda a gente ficou em pânico", contou Marco.

 

Sem data para voltar, o casal promete permanecer no Nepal e ajudar "o mais possível".

 

"Já fomos à fronteira tirar um novo visto por mais três meses. Estamos dispostos a cá ficar todo esse tempo para podermos ajudar", concluiu Marco.

 

Até agora, através da campanha de angariação de fundos, Marco e Lara já conseguiram juntar 2.000 euros, ajuda feita através do NIB 0035 0736 00010 8982007 3.

 

Os últimos dados anunciados pelo Ministério do Interior do Nepal, contabilizam 7.652 mortos no sismo, com os feridos estimados em 16.390.

Lusa/SOL