Falar lá fora cá para dentro

Durante o seu mandato em Belém, Cavaco adoptou como regra não falar de temas da política nacional durante as suas visitas oficiais ao estrangeiro. E foram várias as vezes em que invocou esse princípio para não comentar alguns casos com que foi confrontado pelos jornalistas.

Falar lá fora cá para dentro

Um desses episódios aconteceu, por exemplo, a propósito da polémica que se gerou quando o Presidente se referiu ao 10 de Junho como o “dia da raça”, a designação usada pelo Estado Novo.

“Aqui não faço comentários sobre política interna, politiquices, nem sobre fait divers. Toda essa matéria fica para o nosso próprio país”, respondeu na altura o Presidente aos jornalistas, à margem da inauguração do Pavilhão de Portugal na Expo- 2008, em Saragoça.

Desta vez, porém, durante a viagem oficial à Noruega, Cavaco abordou vários temas da actualidade nacional. Logo na viagem a caminho de Oslo, numa conversa informal com os jornalistas, o Presidente recordou, a propósito da data em que se poderão realizar as próximas legislativas, que estas eleições só se realizaram uma vez no mês de Setembro – e isso aconteceu em 2009, quando foi obrigado a convocá-las para o dia 28, por haver uma coincidência com as autárquicas.

Na mesma conversa, Cavaco manifestou a sua opinião sobre a lei da cobertura das campanhas eleitorais e a urgência de uma nova lei nesta matéria.

Mais tarde, o chefe de Estado viria ainda a falar sobre a biografia autorizada de Passos Coelho e, já no balanço da visita oficial, sublinhou a importância de um “sintonia” e “concertação” entre o Presidente e o Governo.

sofia.rainho@sol.pt